quarta-feira, 30 de março de 2022

 

O Brasil tem condições de ter uma ótima educação pública básica:

 No início dos anos 80, o Brasil a Coreia do Sul tinham o PIB per capita e IDH similares, ambos absurdamente baixos. O coreano era ainda mais baixo E compartilhavam da mesma carência de e na educação formal básica.

 Nessa época, a Coreia, ainda empobrecida, já estava quase recuperada dos efeitos dramáticos e destrutivos da guerra com a Coreia do Norte, nos anos 50 (que envolveu ainda os EUA, a URSS e a China). E observava bem perto de si o exemplo do Japão pós-guerra (mundial) que se tornara, na época, mais ou menos o que a China é hoje, uma fera econômica e industrial, cujos capitais ameaçavam até a hegemonia econômica dos EUA. Mas o Japão não era belicoso, pois fora desarmado pelos EUA depois de perder a guerra do pacífico. Então, a Coreia, no início dos anos 80, se espelhou no modelo de desenvolvimento do Japão.

 Seguindo uma renovação social e política, ela iniciou um amplo projeto de desenvolvimento do país, um projeto SÉRIO, que tinha como pilar principal a implantação de uma extensa, abrangente e parruda política pública de educação, pensada como indispensável para o projeto desenvolvimentista ter sucesso.

 Já, o Brasil dos anos 80 (e seguintes), ficou na mesmice da condução na educação (como em tudo, com raros voos de galinha): politiqueira e coronelesca, o nosso velho conhecido 'enrolation'.

 O resultado é o que se sabe hoje: a Coreia do Sul é atualmente uma potência econômica com altíssimo PIB per capita e IDH, pra não mencionar sua educação pública e particular, que figuram no topo de qualquer ranking.

 E, o Brasil.... continua estagnado lá atrás, depois de mais de 3 décadas perdidas, com sua educação básica precaríssima, assim como na saúde, na infraestrutura, na mobilidade, saneamento etc... Da mesma forma, o PIB per capita, o IDH e a distribuição de renda brasileiros ficaram no atoleiro da sequência de uma ditadura militar e, depois, governos civis indiferentes aos destinos da nação. Houve progressos, como a universalização dos anos 90 e 2000, mas com o velho paradoxo da quantidade x qualidade que nada acrescentava ao país. Pois, a baixa qualidade do ensino que foi implementada, carecia de uma ampla política pública de educação, bem planejada. articulada e executada.

 Isso vale pra TODOS, independente de cores, matizes ou partidos. Salvo honrosas e históricas exceções, que só confirmam.

Não é tão difícil copiar o exemplo coreano na educação. Ou o israelense, ou o irlandês.

Não falta dinheiro público reservado para a educação nas LOAs - leis orçamentárias anuais no Brasil (os orçamentos públicos), nem ações previstas no PPAs (Planos Plurianuais - de desenvolvimento, que são as Diretrizes, Objetivos e Metas e que elencam os programas e projetos dos executivos) no Brasil, nas diversas esferas da administração. A LOA e o PPA são ótimos instrumentos de planejamento e operacionalização do Governo.

O Brasil gasta 5,4% do PIB na educação. Isso, no ranking entre as maiores economias (da OCDE), deixa o Brasil em um ótimo 6º lugar, atrás apenas de Suécia, Bélgica, Islândia, Finlândia e Noruega em gastos como percentual do PIB.

Ou seja, não é pouco o dinheiro que está reservado na LOA e no PPA para a educação. Mas, historicamente, os recursos não são bem executados, e a grana pública acaba sendo mal investida por essas bandas...seguindo interesses vetustos.

Tá na hora de mudar esse histórico.

Como disse, não é difícil nem faltam recursos.

O que falta é vontade política e vergonha na cara dos governantes de plantão...sim, o ensino básico está praticamente universalizado, mas é de muito baixo padrão. Afinal, manter a população com uma educação parca, insuficiente e semianalfabeta, sendo a educação de qualidade reservada apenas a uma reduzida casta nas escolas particulares, serve a muitos interesses vetustos (como já citei) e bem enraizados, infelizmente...interesses obscuros e escusos!

Aí perguntam: pra quê os políticos querem entrar no governo federal (e estadual, e municipal) se não sabem como resolver a educação?. Me permito uma opinião não tão original....Resposta: ENRIQUECER às custas da res publica e dizer que estão fazendo alguma coisa "pelo povo", pra receber mais votos e se manterem no poder 'ad nauseum'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  O Brasil tem condições de ter uma ótima educação pública básica:   No início dos anos 80, o Brasil a Coreia do Sul tinham o PIB per capi...